quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PRODUTOR DE MODA, ESTILISTA, PERSONAL STYLIST, EDITORA DE MODA E CONSULTOR DE MODA

MUITO SE FALA DESSES SEGMENTOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE MODA MAS, NA SUA GRANDE MAIORIA AS PESSOAS NÃO SABEM DIFERENCIA-LOS E MUITO MENOS O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DESSAS ÁREAS. ASSIM SENDO, VOU FALAR DESSES TEMAS E ESCLARECER O QUE OS PROFISSIONAIS DE CADA ÁREA FAZ.

VOU COMEÇAR COM O ESTILISTA.

ESTILISTA É AQUELE QUE DITA MODA E CRIA COLEÇÕES DE ROUPAS E ASSESSÓRIOS EXERCENDO FORTE INFLUÊNCIA SOBRE A MANEIRA COMO AS PESSOAS SE VESTEM. E SER ESTILISTA NÃO É SÓ DESENHAR MODA E SIM CRIAR UM VESTUÁRIO ADEQUADO A CADA TIPO DE PESSOA, CONHECIDO COMO PÚBLICO ALVO.

ALÉM DA CRIATIVIDADE ESSE PROFISSIONAL PRECISA TER UMA VISÃO GLOBAL DO MUNDO, COM CONHECIMENTO EM SOCIOLOGIA, MODELAGEM, DESENHO E HISTÓRIA DE VESTUÁRIO.

É INEGÁVEL QUE A MODA BRASILEIRA AINDA ASSIMILA TENDÊNCIAS  EUROPÉIAS, MAS, NOSSOS ESTILISTAS PROCURAM CADA VEZ MAIS BUSCAR UMA LINGUAGEM PRÓPRIA ADEQUADA AO MERCADO BRASILEIRO.

NEM SÓ DE DESFILES E FIGURINOS GLAMOUROSOS VIVEM AQUELES QUE TRABALHAM COM MODA. A ÁREA ADMINISTRATIVA TAMBÉM RECRUTA PROFISSIONAIS CAPAZES DE LIDAR COM PRODUÇÃO, CUSTOS, CONTROLE DE QUALIDADE E VENDAS. ISSO VEM OCORRENDO DESDE A DÉCADA DE 1950.

COM O ADVENTO DA PRODUÇÃO EM MASSA, AS ROUPAS TRADICIONAIS FEITAS À MÃO FORAM SUBSTITUÍDAS PELOS TRAJES DE CONFECÇÃO INDUSTRIAL. SURGIU ENTÃO, O SETOR DE NEGÓCIOS DA MODA QUE VIVE HOJE MOMENTOS DE GRANDE EBULIÇÃO.

A ESPECIALIZAÇÃO DA MODA É RECENTE. O PROFISSIONAL DA MODA TANTO PODE SEGUIR PELO VARIADO MUNDO DO DESIGN COMO OPTAR PELA ÁREA DE NEGÓCIOS QUE EXIGE BONS CONHECIMENTOS DE MARKETING. NO PRIMEIRO CASO AS OPORTUNIDADES SE CONCENTRAM EM SETORES VARIADOS: DESENHO DE MODA, DE ESTAMPARIA E DE ASSESSÓRIOS; COMPRAS; VITRINISMO E DESIGN DE INTERIORES DE LOJAS, DESENVOLVIMENTOS; COORDENAÇÃO; PRODUÇÃO E GERENCIA DE PRODUTOS
DA INDUSTRIA TEXTIL E DE PEQUENAS CONFECÇÕES; ESTILISMO; CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO; CONSULTORIA DE MODA; DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES TEXTEIS E DE VESTUÁRIO; MODELAGEM; PESQUISAS DE NOVOS MATERIAIS E ORGANIZAÇÃO DE LANÇAMENTOS DE COLEÇÕES.

QUEM PREFERIR TRATAR DOS NEGÓCIOS DA MODA, ENCONTRARÁ BOAS CHANCES DE TRABALHO EM CONFECÇÕES, FIAÇÕES, MALHARIAS, TECELAGENS, INDUSTRIAS DE AVIAMENTOS E ASSESSÓRIOS, LOJAS DE DEPARTAMENTO, FRANQUIAS, ASSESSORIAS E CONSULTORIAS DE MODA, PRODUÇÃO ARTÍSTICA E PUBLICITÁRIA, IMPORTADORAS E EXPORTADORAS DO RAMO TEXTIL, IMPRENSA ESPECIALIZADA, INDUSTRIAS QUIMICAS, FEIRAS E SALÕES DE MODA.

O SETOR TEXTIL E DE CONFECÇÕES É UM DOS GRANDES GERADORES DE EMPREGOS NO BRASIL ATRAINDO PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NÃO SÓ DE ESTILISMO MAS TAMBÉM EM GERENCIA E PLANEJAMENTO DE PRODUTOS. COMO AINDA É UMA CARREIRA COM ESPECIALIZAÇÕES NOVAS, FALTA PESSOAL QUALIFICADO. PORTANTO, AS PERSPECTIVAS DAS OFERTAS DE VAGA SÃO PROMISSORAS. O SALÁRIO MÉDIO INICIAL PODE VARIAR ENTRE 1,5 MIL REAIS E 2 MIL REAIS ( UM PATAMAR CONSIDERADO ALTO PARA PRINCIPIANTES EM QUALQUER PROFISSÃO )

ESTILISTA ALEXANDRE HERCHCOVITCH

ESTILISTAS  RONALDO FRAGA, WALTER RODRIGUES E TININHA DA FONTE
NO BRASIL, A DURAÇÃO MÉDIA DO CURSO É DE 2 ANOS NO MÍNIMO E DE 8 ANOS NO MÁXIMO.

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