quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PRODUTOR DE MODA

UMA PROFISSÃO QUE EMBORA SEJA MUITO REQUISITADA NEM TODOS SABEM EXATAMENTE QUAL É A FUNÇÃO. COM A CRESCENTE EVOLUÇÃO QUE A MODA ENFRENTOU NAS ULTIMAS DÉCADAS, A CADA ANO SURGEM MAIS EVENTOS E DESFILES E A PARTICIPAÇÃO DE UM PRODUTOR DE MODA TOMA UMA IMPORTÃNCIA NOTÁVEL.

UM BOM PRODUTOR DE MODA TEM DE ENTENDER DE TUDO UM POUCO - CINEMA, ARTE, MÚSICA, TENDÊNCIAS, MAQUIAGEM E PRINCIPALMENTE, TER UMA COMPLETA AGENDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POIS ELE É A FIGURA CENTRAL QUE COSTURA O TRABALHO DE TODOS OS PROFISSIONAIS E SERVE DE PONTE PARA OS QUE TRABALHAM NA EQUIPE. É ELE QUEM SABE QUAL O CABELEIREIRO INDICADO, ENTENDE O FUNCIONAMENTO DAS AGENCIAS DE MODELO, FAZ O CAST E PROVIDENCIA ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE PARA TODOS.

O PRODUTOR DE MODA  É O PROFISSIONAL QUE BUSCA ELEMENTOS, MODELOS, ROUPAS E ASSESSÓRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS EM FOTOGRAFIA, DESFILES, FILMES VISANDO ALCANÇAR O IDEAL DE BELEZA PRÉ ESTABELECIDO POR UMA PAUTA ESPECÍFICA. SEU PAPEL CRUZA-SE COM  OS DOS PRODUTORES EXECUTIVOS DE FIGURINOS E OBJETOS MAS, NA MAIORIA DAS VEZES AMBAS AS FUNÇÕES É FEITA PELO PRODUTOR DE MODA.

A PRODUÇÃO DE MODA DÁ CONTINUIDADE AO TRABALHO DO ESTILISTA, ENCARREGANDO-SE DE VIABILIZAR OS MEIOS PARA QUE A ROUPA ANTES PESQUISADA E IDEALIZADA, POSSA DESPERTAR O DESEJO DE CONSUMO FECHANDO O CICLO QUE FAZ A ENGRENAGEM DA MODA FUNCIONAR, SEJA ATRAVÉS DE DESFILES, FIGURINOS DE TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO, EXPOSIÇÕES E BOOKS DE MODELO. ELE TEM COMO OBJETIVO ADMINISTRAR O DESEJO DAS MARCAS DE PROJETAR UMA IMAGEM FINAL.

O DESFILE É MAIS DO QUE APRESENTAÇÃO DE ROUPA , É A APRESENTAÇÃO DE UM AMBIENTE DEFININDO ENTÃO O ESTILO PRÓPRIO DE CADA ESTILISTA, DE CADA COLEÇÃO. A COR É UM DOS DETALHES MAIS IMPORTANTES DO DESFILE PARA PASSAR A SUA MAGIA E ENCANTAR AS PESSOAS.

NOS ANOS 60, COM, MARY QUANDIT, SURGIU UM NOVO PROFISSIONAL, O STYLIST, QUE TEM COMO FUNÇÃO CRIAR A IMAGEM JUNTO AO ESTILISTA OU FOTÓGRAFO, DE COMO A ROUPA VAI SER APRESENTADA. NO DESFILE,  CUIDA DA SEQUENCIA VISUAL, ASSESSÓRIOS E CAIMENTO DA ROUPA, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE MAQUIAGEM E CABELO. ESSA É MAIS UMA FUNÇÃO QUE UM PRODUTOR DE MODA GERALMENTE EXECUTA.

NO INICIO DOS ANOS 70, O MERCADO EDITORIAL ABRIU PORTAS PARA NOVOS PROFISSIONAIS POIS PASSARAM A SER PRODUZIDAS AS FOTOS DAS CAPAS DAS REVISTAS AQUI NO BRASIL COM AS CONFECÇÕES LOCAIS, USANDO, À PARTIR DE ENTÃO, A NOSSA LINGUAGEM. ENTRE OS PRODUTORES PIONEIROS ESTAVAM CONSTANZA PASCOLATO E REGINA GUERREIRO.

A ORGANIZAÇÃO DE UM DESFILE É UMA TAREFA BASTANTE ÁRDUA,QUASE SEMPRE ESTRESSANTE MAS PODE SER MUITO GRATIFICANTE DEPENDENDO DO PROFISSIONAL É NESSE RAMO QUE O PRODUTOR MAIS SE MOSTRA ÀS VEZES ASSUMINDO TAMBÉM O PAPEL DE STYLIST.

PARA PRODUZIR JUNTO COM UM FOTÓGRAFO O PRODUTOR TEM QUE TER NOÇÃO BÁSICA DE FOTO P&B, COLORIDA, CROMO.... O PRODUTOR TOMA CONTA DO VISUAL DA MODELO, ROUPAS, ASSESSÓRIOS, MAQUIAGEM, DEIXANDO-A PRONTA PARA QUE O FOTÓGRAFO POSSA AGIR. A FOTO DE MODA ENFIM DEVE VENDER UM ESTILO E, INDIRETAMENTE UM PRODUTO. É O FOTÓGRAFO QUE REGISTRA A MODA DE CADA ÉPOCA DOCUMENTANDO PARA A POSTERIDADE, A SUA EVOLUÇÃO.

NA ÁREA DE PUBLICIDADE, CINEMA E TV A FUNÇÃO DO PRODUTOR NÃO É MOSTRAR A ROUPA E SIM CRIAR O ESTILO  DE UM PERSONAGEM. É MUITO IMPORTANTE QUE O CENÁRIO, A LUZ, O FIGURINO E A MAQUIAGEM NÃO ANULEM UM AO OUTRO. EM UM VÍDEO A QUALIDADE VISUAL É MUITO PREJUDICADA. SUA PRODUÇÃO DEVE SER SIMPLES, ACESSÍVEL E MATERIAL COM POUCA DEFINIÇÃO. TRABALHAR COM IDÉIAS CLARAS, OBJETIVAS E DIRETAS, EXPLORANDO POUCO OS DETALHES, APOIANDO-SE NO MAIS FORTE. O VÍDEO CHAPA A IMAGEM SEM MOSTRAR A TEXTURA DO TECIDO, POR EXEMPLO, ELE ALTERA AS CORES MISTURANDO O VERDE, O AZUL E O VERMELHO ( ESSA COR ELE  RESSALTA )

PARA SE FAZER A PRODUÇÃO DO FIGURINO É NECESSÁRIO PRIMEIRAMENTE A EXECUÇÃO DE UM BRIEFFING, INFORMAÇÕES DETALHADAS DE CADA PERSONAGEM, ALÉM DE CONHECER O PÚBLICO ALVO, SUA FAIXA ETÁRIA, HORÁRIO DE EXIBIÇÃO E CENSURA. QUANDO SE PREPARA UM FIGURINO, SUA PRODUÇÃO DEPENDE MUITO DO HORÁRIO DE EXIBIÇÃO E CENSURA.. DEPOIS DE UMA PRODUÇÃO PERFEITA O TRABALHO AINDA NÃO ACABOU, THE SHOW MUST GO ON.

A PÓS PRODUÇÃO É UM FATOR BÁSICO PARA QUE A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL COM AS EMPRESAS QUE O APOIARAM, CONTINUE A VIGORAR COM HARMONIA. TUDO O QUE FOI PEGO EMPRESTADO DEVE SER DEVOLVIDO EM PERFEITO ESTADO E O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. NOTAS, COMPROVANTES DE GASTOS DEVEM SER AGRUPADOS PARA SEREM ENTREGUES A QUEM O CONTRATOU. SÓ DEPOIS DESSA PÓS É QUE SE PODE DAR COMO FINALIZADA A PRODUÇÃO E GOZAR DA SATISFAÇÃO DE MAIS UM TRABALHO REALIZADO.

DICAS PARA A PRODUÇÃO DE UM DESFILE ( DICAS DE LUIS D"AVILLA, PRODUTOR DE MODA , PERSONAL STYLIST E CONSUTOR DE IMAGEM )

- 1 CAMAREIRA NO MÁXIMO PARA 2 MODELOS
- NA DISTRIBUIÇÃO DOS FIGURINOS PARA A ENTRADA NA PASSARELA, O MODELO DEVE RETORNAR COM A DISTANCIA DE 10 A 12 ENTRADAS PARA QUE HAJA TEMPO PARA A TROCA DE ROUPA.
- AS ARARAS DEVEM ESTAR ENCOSTADAS NAS PAREDES PARA QUE SE TENHA UMA VISÃO TOTAL DO QUE HÁ NO CAMARIM.
- NÃO SE COME, NÃO SE FUMA E NEM DEVE-SE MAQUIAR NO CAMARIM DE ROUPA.
- NÃO É MUITO ACONSELHÁVEL TER UM ESPELHO DENTRO DO CAMARIM.
- KIT PRODUÇÃO- TESOURA, ALFINETE, PRIMEIROS SOCORROS, CALÇADEIRA, PINCEL PILOTO DE VÁRIAS CORES, CANIVETE SUIÇO, AGULHA E LINHA ALÉM DE FITA ADESIVA.

EQUIPE DE PRODUÇÃO DE MODA TRABALHANDO

PRODUÇÃO DE MODA

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