quarta-feira, 13 de julho de 2011

PENSA EM SER MODELO INTERNACIONAL ??? ENTÃO, LEIA !

Com o sucesso quase que imediato de atores como Reynaldo Gianenchini e Paulo Zullu que tiveram carreira de modelo no exterior, muitos aspirantes podem achar que uma carreira internacional bem sucedida é um mar de rosas. Ledo engano. Se a carreira de modelo profissional no Brasil já exige um alto grau de profissionalismo e comprometimento, lá fora tudo isso será cobrado em dobro. Portanto se você almeja ser um Reynaldo ou Zulu preste atenção nessas dicas.
Atrasos não são tolerados (quinze minutos no Brasil não são considerados um atraso). La fora é uma afronta. Quando você tem um editorial de moda verão agendado para as 06:00 horas da manhã, no meio do inverno, é terrível ter que acordar cedo e mesmo assim espera-se que você chegue ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Muitas produtoras incluem em seus contratos uma cláusula de atrasos. Se você chegar atrasado duas vezes pode se preparar no mínimo para perder o trabalho e provavelmente pagar uma multa pesadíssima por ter atrapalhado o desenvolvimento do trabalho. Isso se sua agência não decidir se livrar de você imediatamente.
Ataques de estrelismo estão fora de moda você pode se achar o máximo e sua mãe também, mas lá fora você só é mais um. Não espere o mesmo calor e receptividade tupiniquins em nova York, Paris ou Tókio. Nunca exija nada a não ser que tenha sido pré-definido contratualmente. Só top models podem se dar o luxo de fazer restrições. Cara feia e mau humor não vão levar a nada ao máximo, a sua exclusão do casting da agencia. O quanto vale seu trabalho (quem define isso é o contratante). Sempre que um trabalho for oferecido a você ele será baseado em três aspectos;
(A)  Sua imagem e como ela se encaixa no produto ou conceito que eles estão procurando vender.
(B)  Sua experiência e o grau de profissionalismo que você demonstra.
(C)  Seu reconhecimento na mídia, não espere ganhar milhões de uma hora para outra. Até que você se torne conhecido no circuito, você terá que enfrentar a mesma maratona de visitas a agente, diretores de artes, produtor de moda etc... Humildade e simpatia são instrumentos importantes a principio. Profissionalismo sempre.
Gastos e adiantamentos – Normalmente as agencias trabalham com sistema de adiantamentos para que você possa sobreviver até que o contrato que normalmente é de três meses acabe. Isso significa que o acerto de contas se Dara no final do contrato. Assim, tudo que tiver sido adiantado como dinheiro para moradia, refeições, cuidados com o corpo e etc. será debitado do valor total que você tiver a receber. Essa também é uma forma das agencias se precaverem contra modelos que começam um trabalho e não terminam. As agencias podem adiantar o dinheiro de sua passagem se você não tiver como ir até o local de trabalho, mas vão cobrar o dobro por isso dessa forma é mais negocio você mesmo financiar sua passagem. Além disso, eles vão passar a olhar o modelo com outros olhos se ele pagar suas despesas com seu dinheiro próprio.

Boa relação com seu agente – seu agente lá fora é quem define as suas perspectivas de trabalho. São eles que podem te botar no olimpo ou te levar ao inferno, mantenha sempre uma relação cordial, aceite conselhos e seja profissional.
Normalmente são bastante ocupados e cuidam da carreira de várias pessoas. Nunca apareça de supetão. Agende uma visita. Se tiver duvidas, pergunte. Muita gente comete gafes terríveis por pura ignorância. O que vestir, o que falar o mudar na sua imagem são alguns dos tópicos que provavelmente você vai querer discutir com seu agente. Mostre interesse e não faça nada que vai alterar sua imagem sem consuta-lo antes. Outro fator é que enquanto você estiver sob contrato com uma agencia você se quer pode ir visitar outra. Modelos que vazem isso são considerados prostitutos de agencia. Se você esta insatisfeito com seu agente, espere seu contrato terminar antes de se vincular a outro.

Propostas indecentes- assim como aqui, elas virão de todos os lados. Homens e mulheres vão te prometer o céu. Se você é moralista escolha outra profissão. É preciso ter muito jogo de cintura para saber dizer não e muita astucia para saber se essas promessas são realmente seu golpe de sorte ou mais uma cantada barata. Não julgue avalie criteriosamente.

Choque cultura- viver em um outro pais não é fácil. Começa pela língua, por mais que você tenha estudado anteriormente, passa por pequenos problemas práticos como a fechadura que abre ao contrario, a falta de espaço físico e psicológico, o controle severo com água e energia, ou a comida que é esquisita e termina com a saudade de casa, dos amigos e entes queridos. Muita gente desiste no meio do caminho por ficar deprimido e não ter a fibra necessária para vencer as dificuldades iniciais. Se você é do tipo que só come arroz, feijão, bife e mandioca frita é melhor arrumar uma namorada ou um namorado que saiba cozinhar  e pensar em aceitar um emprego fantasma que seu tio conseguiu em algum órgão publico.

Disciplina física e moral – essa palavra assusta muita gente, mas se você quiser ser bem sucedido, disciplina é uma palavra chave isso vale para o que você come e bebe sua vida social e sexual. Nada de excessos. Equilíbrio emocional e psicológico transparecem. Além disso só pessoas que já chegaram ao estrelato podem ter sua vida pessoal estampada nos tablóides por envolvimento com álcool, drogas, romances intempestivos e ainda assim ganhar papeis de destaque no mundo fashion.

Escravos da aparência – Não é mentira, sua aparência é o que conta. Ninguém quer saber sobre o quão espiritualizado você é e o quanto você é uma pessoa legal. Esse mercado é um mercado de carne e bens materiais. Nunca minta sobre suas medidas. Se você tem um 1,79 m não diga que você tem um 1,85 m, sua ficha deve ser completa e o mais correta possível. Seu contrato pode ser cancelado e seu agente processado por ter mentido sobre os dois centímetros a mais da sua cintura depois daquela visita a churrascaria. Pode parecer exagero, mas é assim que as coisas funcionam.
Se depois de tiver lido a tudo isso você ainda sente um certo frisson e acha que essa é sua praia vá em frente. Afinal quem vai se lembrar dos Reynaldos e Zulus daqui cinco  anos?...




Modelos internacionais desfilando Chanel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário