terça-feira, 12 de julho de 2011

Profissionalismo ??????????????

Olá, pessoal.
Hoje me dirijo à todos os que acompanham o meu blog para expor a minha indignação como profissional a certos pólos do mercado de moda, agencias de modelos, agentes, scouters, bookers, modelos, enfim, a tudo o que diz respeito a este “mundinho” tão diversificado ao mesmo tempo que é tão pequeno e os “tais” (que se intitulam) profissionais acabam se esbarrando e se cumprimentado falsamente, passando a imagem de bons samaritanos, respeitadores e que giram em torno da hierarquia. Tolice.
É verdade que realmente existem no meio, profissionais respeitáveis, de gabarito bem como agências de modelo ótimas, onde realmente cumprem com seu papel respeitando seus clientes agindo sabiamente e de acordo com os reais padrões exigidos por esse “mercado” tão competitivo. Pena que são tão poucos.
Infelizmente somos assolados por pessoas oportunistas que apenas querem tirar proveito próprio e cada vez mais se vê isso, pois é crescente o numero de tais pessoas. São produtores de quinta categoria, modelos mal formados que não têm visão nenhuma do que é exercer a profissão e ficam indo de cast para cast, na esperança de se tornarem futuros top models, mas não se dão por conta que na verdade são “entops models”. São pessoas que acreditam ter estrutura para serem modelos de verdade, mas não passam às vezes de um rostinho bonito. Que as “porcarias” das agências de “esquina”, que por sinal são muitas localizadas em todo Brasil tendem a explorar esses jovens, pessoas que se iludem achando que podem vir a ser grandes modelos. Ora! Ora... O que tem que se entender é que uma pessoa que quer se tornar uma grande modelo tem que saber que é preciso mostrar ao mercado que vai além de um rosto e um corpinho bonito, tem que ter inteligência, aprendizado, técnicas de mercado, estilo próprio, personalidade, disciplina e acima de tudo talento. Na sua grande maioria os supostos modelos não têm esses atributos e contam apenas com seus corpinhos bonitos e sua vontade de virar celebridade e ainda tem a pachorra de se espelharem em grandes tops como; Gisele Bündchen, Raquel Zimerman, Ana Beatriz Barros, Naomi Campbel entre outras, mas se esquecem que essas beldades conseguiram estrelato sendo competentes profissionais, inteligentes e que se prepararam para conseguir serem tops. E conseguiram.
Carreira de modelo é coisa seria é uma profissão digna como qualquer outra com direitos e deveres, é uma carreira que não é para quem somente sonha, mas para quem “rala”, se “prepara”, se “dedica” para estabelecer-se. Veja bem, no meu caso, sou um produtor de moda e agente internacional e possuo uma cartela de clientes importantes no cenário mundial da moda e publicidade e infelizmente me deparo com esses problemas, ou seja, tenho bons e grandes trabalhos, mas não tenho, modelos a altura dos meus clientes e por isso muitas vezes não arrumo trabalho para tais modelos, por acreditar que não estão preparados e também nem se preocupam em se preparar para ter a estrutura exigida pelos meus clientes. Assim sendo prefiro não arrumar trabalho para esse tipo de modelo fracassado a me queimar com um cliente que levei anos para conquista.
Recentemente preferi não enviar alguns modelos indisciplinados para trabalho no exterior a passar pelo vexame de perder os mesmos para sempre e ficar mal visto pelos clientes.
Existem modelos até bonitos por ai, porém, só pensam em ganhar dinheiro, vivem em baladas, comem porcarias e nem se quer tem a dignidade de pelo menos irem aos cast, são preguiçosos e se acham grandes coisas. “Coitados são de dar pena”...
Enfim... Existem também os tais bookers. Pelo amor de Deus! Às vezes nem sabem o que é ser um booker na verdade, não tem respeito por ninguém e nem sabem exercer a profissão. Um booker é um cartão de visita de uma agencia tem que estar sempre bem vestido, falar inglês, ter uma cartela de cliente respeitáveis, ter educação, ser um vendedor inteligente e o que vemos por ai são pessoas se auto intitulando booker, mas nem sabem o contesto da palavra. Lamentável... Claro que existem bookers ótimos, profissionais gabaritados, mas também são poucos.
Outra coisa são os Scouters, a maioria nem sabe o que é um verdadeiro olheiro e acham que podem exercer a profissão, geralmente ficam loucos em suas casas na internet “fuçando”, supostos modelos em Orkut, Face book, e etc... Ridículos...
O Scout profissional não usa esses métodos ignorantes, geralmente se aperfeiçoam, cursam, aprendem sobre o mercado, para poder ter visão, feeling, do que é modelo comercial e fashion.
 Sabem diferenciar perfeitamente, pois tem o conhecimento necessário para isso.
Geralmente, buscam pessoas em outros estados ou vão a locais onde se reúnem uma grande massa de pessoas como; baladas chiques, faculdades, colégios particulares, lugares freqüentados por pessoas bonitas e inteligentes e não perdem tempo com Orkut e coisas na internet em geral.
Enfim, para mim o mercado esta saturado de pessoas com baixíssimo nível profissional, pessoas de caráter duvidoso onde querem trocar sexo por trabalho e pior, tem modelos que aceitam achando que realmente isso lhe trará algo de bom. “Pura piada...” esses tipos de profissionais, tanto bookers, produtores e modelos na verdade deveriam sair do mercado.
Mas isso é apenas minha opinião. Não é mesmo?
Deixando toda essa sujeira de lado, falemos de coisas boas. Eu e minha equipe compartilhamos que na ideologia de nossa empresa iremos nos esforçar ao máximo para sermos a diferença. Aos nossos clientes e aos nossos modelos oferecemos todo o profissionalismo, competência e dinamismo para que realmente se possa elevar ao máximo as conquistas transformando-as em sucesso nas realizações.
Nossa preocupação é formatar nossos modelos viabilizando bons cursos, work shops, material adequado de trabalho e orientação profissional adequada para cada situação.
Destaco ainda algum dos grandes profissionais existentes no mercado nos quais tenho muito respeito e indico como ótimos profissionais e empresas sérias como as agências;
Ford Models, L’quipe, Joy, Way dentre outras. A scouting internacional Ming Liao Tao, o scouter Dilson Stein e como bookers Zéca de Abreu, Laura(Ford), Pati(Link), Dando(Way), Moises(Mega)
Além é claro de nossa empresa today moda arte e produção.
Abraços a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário